Comunicado do SNEA sobre as Negociações Sindicais do Setor Aéreo 26/11

26 de Novembro, 2021

São Paulo, 26 de novembro de 2021 - O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) traz informações sobre a reunião realizada hoje com o Sindicato Nacional dos Aeronautas e o Tribunal Superior do Trabalho.

As empresas aéreas, por meio do SNEA, têm buscado estabelecer um diálogo positivo que visa encontrar as melhores alternativas para o momento que o setor aéreo está vivendo. Em função do movimento de greve deflagrado pelo SNA na última quarta-feira (24), foi realizada hoje uma reunião entre o SNEA, o SNA, a Advocacia-Geral da União, a Procuradoria-Geral da União, o Ministério do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho, afim de debater a renovação da CCT 2021/2022 e a greve deflagrada.

O resultado desse encontro é que o Tribunal Superior do Trabalho, através de uma mediação, formulou proposta para a Convenção Coletiva 2021/2022, que foi aceita pelas empresas, e que será levada para votação dos Aeronautas. A proposta foi apresentada nos seguintes termos:

- Reajuste imediato de 75% do INPC (12 meses) no salário fixo e variável;

- Reajuste imediato 100% do INPC (12 meses) nas diárias nacionais e vale-alimentação, com reajuste do teto igual ao do salário;

- Renovação na íntegra nas demais cláusulas sem alteração.

Essa votação terá início às 22h00 de hoje (26) e término às 14h de amanhã (27) por meio do link abaixo.