Notas e Releases

Negociações coletivas de trabalho

07 de Dezembro, 2017
 

Desde início do mês outubro o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) vem realizando reuniões conjuntas com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTA)  para negociar a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018.

No dia 21/11, o SNEA, as Federações e os sindicatos dos aeroviários das respectivas regiões do país construíram uma proposta final em mesa, firmando inclusive um compromisso entre as partes de que a mesma seria apresentada e defendida pelos sindicatos em suas respectivas assembleias.

A proposta atendeu reivindicações importantes trazidas à mesa pelas Federações e sindicatos. São elas:  

  • AUMENTO REAL NOS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS DE NATUREZA ECONÔMICA - INPC + 0,5%
  • MANUTENÇÃO INTEGRAL DAS CLÁUSULAS ATUAIS - MESMO COM A REFORMA TRABALHISTA

É importante ressaltar que, em meio às nossas negociações, entrou em vigor a Nova Lei Trabalhista que trouxe uma série de mudanças significativas nas relações de trabalho. Esse fato sempre permeou as negociações com muita preocupação entre todos os participantes.

O objetivo principal das Empresas Aéreas nessa negociação foi proporcionar a tranquilidade e a segurança necessárias para a preservação das boas relações de trabalho num momento de mudanças profundas que poderiam abalar essa relação pela insegurança gerada.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias espera que o retorno das assembleias sejam positivos e possamos assinar a CCT 2017/2018.