Notas e Releases

SNEA e aeroviários da FNTTA assinam Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020

13 de Janeiro, 2020

0

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTA), assinaram, na sexta-feira (10), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período 2019/2020. Estiveram presentes os representantes do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo (SAESP), do Sindicato dos Municípios de Campinas, Sorocaba e Jundiaí (SINDAEROCAMP), do Sindicato dos Aeroviários de Minas Gerais (SAM), do Sindicato das Empresas de Transporte Aéreo do Município do Rio de Janeiro (SIMARJ), do Sindicato dos Aeroviários do Estado de Alagoas (SINDIAERO) e do Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (SINDAMAZON).

O acordo com os aeroviários da FNTTA foi alcançado após cinco rodadas de negociações. A nova CCT inclui o reajuste de salários e benefícios pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) integral e modificações em cláusulas sociais. O INPC apurado para a data-base de dezembro foi de 3,37%. As cláusulas que não foram alvo de negociação estão renovadas.

Com as assinaturas ora concluídas, as partes encerram com sucesso, o processo de negociação entre as empresas da aviação civil e as representações profissionais das respectivas categorias. Ao longo dos últimos meses, foram realizadas reuniões com os sindicatos de aeroviários e aeronautas para a elaboração dos documentos que irão reger as relações de trabalho neste ano. “Foi um período de tratativas intensas, mas que transcorreram nas condições necessárias para que todos manifestassem e defendessem seus respectivos interesses. Ao final, chegamos a um resultado justo para empresas aéreas e colaboradores”, afirma o presidente do SNEA, Ronaldo Trad.