Notas e Releases

Comunicado do SNEA sobre as Negociações Sindicais do Setor Aéreo - 31/10

01 de Novembro, 2022

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) se reuniu novamente nessa segunda-feira com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para apresentar considerações a respeito da negociação da nova CCT.

O primeiro ponto de suma importância foi o avanço relacionado à garantia da data base, com assinatura do termo entre SNEA e SNA, que dá a tranquilidade à categoria, mantendo as cláusulas existentes até o fim das negociações.

Na ocasião da última reunião foram apresentadas novas premissas, que incluía a reposição de 100% do INPC nas cláusulas financeiras da CCT, atrelada a possibilidade das partes envolvidas trabalharem em conjunto na construção de critérios associados à melhorias da produtividade. O SNEA trouxe sugestões de composições desses critérios, como a possibilidade de algumas alterações textuais na CCT em cláusulas hoje existentes, como janela de horário de realização do CMA, horário de aclimatação e início de férias; uma linha de adesões voluntárias, como o critério de extensão de mais um dia produtivo na escala; além da possibilidade da base virtual e escala direcionada serem trazidas para a Convenção, formalizando tal beneficio.

A apresentação dessas premissas demonstra um avanço na reposição do índice INPC, e traz possibilidades de se criar maiores flexibilidades operacionais, como a de trazer ao Aeronauta a escolha de ter mais voos a sua disposição, no caso da premissa de adesão voluntária.

O SNA recebeu as premissas e se comprometeu avaliar os itens sugeridos, trazendo suas considerações para a próxima reunião, que acontecerá na próxima sexta-feira, 4/11. O SNEA, junto às empresas associadas, também continua avaliando algumas sugestões de pautas entregues pelo SNA no início da negociação.

O SNEA acredita que um processo de negociação somente terá evolução e conquistas quando as partes entendem que o equilíbrio na relação é um fator importante para se chegar a um acordo, e está totalmente aberto para que este seja conquistado.

Este Sindicato se compromete a manter atualizações constantes, neste site, sobre todas informações referentes às negociações e suas evoluções.