Notas e Releases

SNEA comemora 88 anos de atividade sempre em busca da excelência

10 de Dezembro, 2021
 

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) completa neste dia 11 de dezembro 88 anos de atividade, com uma Diretoria recentemente eleita. “Pretendemos atender ao setor prestando serviços cada vez mais com excelência.  A busca pela excelência é uma motivação constante para a evolução da entidade, evolução essa refletida em nosso Código de Ética e na Política de Compliance que norteiam nossa atuação, criando condições para podermos contribuir com o fortalecimento de nossas associadas e do setor onde atuamos”, afirma o presidente do SNEA, Antonio Augusto.

A história do SNEA, um dos sindicatos mais antigos do país, remonta a 11 de dezembro de 1933, data de fundação da Associação das Empresas Aeroviárias, por iniciativa das companhias aéreas Pan American, Panair do Brasil, Varig, Vasp, Air France, Cia. AeroPostal Brasileira, AeroLloyde Iguassú e Syndicato Condor. O presidente eleito na ocasião foi José Bento Ribeiro Dantas, da Vasp.

Cinco anos mais tarde, em 17 de setembro de 1938, foi alterada a razão social da entidade para Sindicato Patronal dos Transportadores Aéreos, já na gestão de Cauby da Costa Araújo, da Panair. Em 5 de dezembro de 1941, já sob a atual denominação de Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, a entidade foi legalmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho como órgão representativo do segmento econômico das empresas aeroviárias.

Até o ano de 2007, a diretoria do Sindicato era composta por membros pertencentes a alta administração de suas associadas. A partir de uma alteração no Estatuto da entidade, ocorrida em março de 2007, a administração do Sindicato passou a ser profissional, sendo composta por uma diretoria executiva colegiada, sem vínculo com as empresas que compõem o quadro de associadas e com mandato de três anos. Os atuais dirigentes são: Antonio Augusto do Poço Pereira, Presidente; Jurema Camargo Monteiro, Vice-Presidente e Tassiana Cristina Bernardi W. Brito, Diretora Financeira.

O Sindicato tem como missão colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social; representar os interesses coletivos das empresas associadas na relação com as Federações e Sindicatos dos Aeronautas e Aeroviários; prestar assistência judiciária aos associados efetivos, com legitimidade para, como substituto processual, defender, judicial e extrajudicialmente, direitos e interesses dos mesmos.