Notas e Releases

SNEA conclui segunda rodada de negociações com aeronautas e aeroviários

28 de Outubro, 2022
 

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) retomou ontem (27/10) a mesa de negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) no período da manhã e com o SIMARJ, entidade que representa os aeroviários da cidade do Rio de Janeiro, no período da tarde.

Conforme informado na reunião do dia 20 de outubro, durante o encontro com o SNA, o SNEA firmou termo de garantia para a data base para que, caso as negociações ultrapassem o período de 1º de dezembro, todas as cláusulas existentes na Convenção Coletiva continuem valendo. Esta concessão, neste primeiro momento, foi vista pelo SNA como um avanço importante para a categoria, pois ficam mantidas as cláusulas econômicas e sociais da CCT 2021/2022.

Na sequência, o SNEA demonstrou disposição em discutir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), sendo parte em salários e outra parcela em verbas indenizatórias, com a intenção de dar equilíbrio a uma proposta possível de ser concedida e aceita pela categoria. Junto a esta proposta, afirmou que tem disponibilidade de negociar possível aumento real, desde que este esteja condicionado a cláusula de aumento de produtividade.

O SNA, por sua vez, informou à mesa patronal que entende que o INPC trata-se de recomposição salarial e que não tem disposição em compor esta reposição por meio de verba indenizatória. O SNEA entendeu a posição do SNA e sugeriu nova reunião na próxima segunda feira, dia 31 de outubro, para dar continuidade às negociações e discutir não somente a questão da reposição do INPC, mas também apresentar cláusulas que podem ser discutidas e construídas em mesa para atingir produtividade e, consequentemente, possível aumento real. Na próxima semana, com certeza teremos mais informações sobre o resultado da reunião.

Já no período da tarde, o SNEA recebeu em sua sede os representantes dos aeroviários do município do Rio de Janeiro para a segunda reunião de negociação. Conforme acordado, nesta reunião a mesa patronal apresentou as contrapropostas à pauta do SIMARJ e discutiu a pauta empresarial para a apreciação do SIMARJ. Os representantes do sindicato se comprometem a apreciar não somente a pauta empresarial, mas também as contrapropostas e na próxima reunião já agendada para o dia 04 de novembro apresentar suas considerações e avanços na contraproposta do SNEA.

Com estas reuniões realizadas nesta semana, finalizamos com todas as entidades a segunda rodada de reunião e as próximas com certeza irão apresentar avanços para a convergência e possível breve conclusão da Data Base 2022/2023.