Notas e Releases

SNEA inicia rodadas de negociações com sindicatos de aeroviários

20 de Outubro, 2022
 

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) iniciou ontem (19/10) as rodadas de negociação junto aos sindicatos que representam os empregados aeroviários das empresas aéreas brasileiras. Foram realizadas duas reuniões no período da manhã com a FENTAC, que congrega os sindicatos de aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Recife e o SNA Aeroviários, com representação em vários estados brasileiros.

No período da tarde, foi a vez do grupo de sindicatos formado pelos aeroviários das regiões de Minas Gerais, Aeroviários do Estado de São Paulo-SAESP, Aeroviários de Manaus, Aeroviários de Alagoas e Aeroviários de Campinas, Jundiai e Sorocaba. Representantes das empresas Azul e Gol participaram da mesa de negociações como associados do SNEA, dando suporte a dúvidas que poderiam surgir e detalhes sobre suas operações.

As regras para realização das reuniões foram tratadas e aprovadas por todos, com detalhes importantes que versam sobre local das reuniões e quantidade de representantes, entre outras questões que são imprescindíveis para a condução das reuniões e do processo negocial. O tema principal das reuniões foi o esclarecimento por parte dos sindicatos a respeito das pautas entregues ao SNEA sobre os limites informados e aprovados pelas assembleias de cada representação sindical.

Também ficou definida uma agenda de reuniões fixa para cada representação até que o processo seja encerrado, a saber: FENTAC, todas as quartas feiras no período da manhã e, para o Grupo de Sindicatos da segunda reunião, foram definidas reuniões às quartas feiras no período da tarde.

Com o início das negociações, o SNEA espera que possa chegar a propostas e definições o mais breve possível para que tudo seja finalizado até o dia 1º de dezembro de 2022, data da renovação da Data Base 2022/2023.

No dia 20/10, o SNEA se reunirá com mais dois sindicatos: o SIMARJ, representante dos aeroviários da cidade do Rio de Janeiro, e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), dando assim o pontapé inicial nas negociações com estas representações.

Sempre que novas reuniões ocorram, informações e resultados serão informados por meio do site do SNEA.