Comunicado do SNEA sobre as Negociações Sindicais do Setor Aéreo 11/11

11 de Novembro, 2021

São Paulo, 11 de novembro de 2021 - O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias – SNEA, entidade sindical que representa as empresas aeroviárias de transporte regular de passageiros, carga e mala postal, traz novas informações sobre o andamento das negociações coletivas com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Foi realizada hoje (11) a quinta reunião com os representantes de ambos os sindicatos. Nessa ocasião, as empresas aéreas apresentaram nova proposta, a qual deverá ser deliberada em assembleia de trabalhadores, conduzida pelo SNA.

Para conferir todo o detalhamento da proposta, clique aqui.

Itens financeiros

• Reajuste do vale alimentação em 100% do INPC acumulado dos últimos 12 meses;
  • Reajuste nas diárias nacionais em 100% do índice INPC dos últimos 12 meses;
  • Reajuste na remuneração variável em 100% do INPC dos últimos 12 meses, escalonado da seguinte forma: 50% do INPC na primeira parcela e os 50% restantes parcelados nos três trimestres seguintes;

Cláusulas sociais

• Renovação integral da Convenção Coletiva de Trabalho 20-21 (CCT), exceto cláusulas que abranjam os itens financeiros acima e novas cláusulas abaixo;
  • Base virtual (possibilidade do Tripulante iniciar e encerrar sua jornada em base que não seja a contratual);
  • Ajuste dos limites de jornada diária da mãe, em até seis meses após o retorno da licença, conforme RBAC 117, evitando trabalho no período da madrugada;
  • Revisão da cláusula referente a madrugada e seus limites de operação, trazendo como parâmetro de referência o último lugar de aclimatação, conforme previsto no RBAC 117 da ANAC;
  • Início do período de gozo de férias, permitindo que recaia sobre qualquer dia do mês, exceto sobre o DSR ou os dias destinados à sua compensação;
  • Flexibilização da clausula do CMA, concedendo o período das 05h às 13h para realização dos exames médicos obrigatórios, permitindo atribuições de atividades no mesmo dia.

O SNA informou que convocará nos próximos dias assembleia da categoria para deliberação da nova proposta acima.

O SNEA informa que após todos os diálogos de negociação feito junto ao SNA, permitiu avançar nessa nova proposta, a qual permitirá com que os aeronautas recomponham parte do poder de compra nos salários, tenham renovada a CCT para os próximos 12 meses, bem como que o setor permaneça sustentável nessa retomada que se apresenta, considerando os prejuízos acumulados nos anos de 2020 e 2021.